12/09/13 – PEDRINHAS PAULISTA – Acompanhado por uma equipe de técnicos e diretores, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Antonio Roque Citadini, participou nesta quinta-feira, às 14h00, em Pedrinhas Paulista, do 26º encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, que reuniu Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Vereadores e representantes de 18 municípios abrangidos pela Unidade Regional de Presidente Prudente (UR-05).

Participaram da mesa diretora dos trabalhos, ao lado do Presidente do TCE, o Presidente da Câmara Municipal de Pedrinhas Paulista, Vereador Boaventura Aparecido de Melo; a Prefeita Municipal, Ângela Maria Alves de Mira Giannetta; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Carsola; e o Diretor da Unidade Regional de Presidente Prudente, Maurides Tedeschi.

Na abertura do evento, após os hinos - nacional e municipal -, o Presidente abriu o discurso de apresentação do evento lembrando sua origem italiana. Pedrinhas Paulista é uma cidade de origem marcadamente italiana cuja praça principal lembra Roma antiga e, na avenida principal, tem todos os postes são adornados com bandeirinhas do Brasil e da Itália.

Mais de 250 participantes, dentre eles 4 Prefeitos e 11 Presidentes de Câmaras, lotaram as dependências do Cine Teatro Municipal de Pedrinhas Paulista para acompanhar a solenidade de abertura que foi realizada pelo Presidente do TCE que, em sua fala, saudou todos os presentes e destacou a importância da participação dos gestores nos encontros promovidos pela instituição.

Sobre o encontro, Citadini ressaltou a importância da aproximação entre o TCE e os jurisdicionados. Ele explicou que antes, os eventos da Corte de Contas antes eram realizados praticamente em cidades de maior porte e que, hoje a escolha dá preferência em cidades menores era uma evolução dessa aproximação.

Citadini disse que o grande objetivo do Tribunal de Contas é evitar erros administrativos e de gestão dos recursos públicos. Em sua fala, deu ênfase à Lei dos Resíduos Sólidos, especialmente no tratamento e destinação pelos municípios. “O sonho do administrador é sempre maior do que o orçamento que ele tem à disposição”, destacou Citadini ao reiterar que o encontro tem como objetivo esclarecer as dúvidas do dia-a-dia do gestor.

Com objetivo de orientar os gestores municipais sobre as atividades, jurisprudência e ações de fiscalização da Corte de Contas paulista, o Ciclo de Debates reuniu representantes das cidades de Anhumas, Caiabu, Cruzália, Estrela do Norte, Iepê, Indiana, João Ramalho, Maracai, Martinópolis, Nantes, Narandiba, Pedrinhas Paulista, Pirapozinho, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Taciba e Tarabai.