05/03/2021 – SÃO PAULO – Anualmente, os cerca de 600 servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que atuam na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e de 644 municípios paulistas – exceto a Capital – participam de capacitações para atualizar os conhecimentos a respeito das competências e das atribuições da Corte.

Promovido há 25 anos pelo TCESP, o Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS) é o principal evento promovido pelo Tribunal com foco na atualização de conteúdos e no compartilhamento de informações relevantes para os servidores das áreas de fiscalização.

Neste ano, em função das medidas adotadas para o controle da disseminação da pandemia da COVID-19, o 25º CAAPEFIS será realizado de forma exclusivamente on-line, pela primeira vez na história. A capacitação acontecerá de segunda a quinta-feira (8 a 11 de março) por meio da ferramenta de colaboração integrada Microsoft Teams.

Dividida em salas virtuais, a programação inclui palestras, painéis e debates com conteúdo que tem como objetivo promover melhorias constantes na fiscalização exercida junto aos entes jurisdicionados.

. Orientações

Dentre os temas abordados nos quatro dias de atividades, estão fiscalização remota, Nova Lei de Licitações, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Saúde e Educação, Previdência e funcionalidades do sistema de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp).

As atividades do 25º CAAPEFIS são voltadas aos servidores dos setores da fiscalização, Gabinetes e cartórios, das Diretorias da Fiscalização (DFs) e das 20 Unidades Regionais (URs) do TCESP, com a supervisão da Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs).

A abertura, na segunda-feira (8/3), às 15h00, contará com a presença da Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, de membros do Colegiado e de Diretores da Capital e das Unidades Regionais da Corte no interior e no litoral do Estado.

A capacitação conta com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP). Eventuais dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados ao e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br.