Mais de 700 servidores participam de ciclo de aperfeiçoamento da fiscalização do TCESP


11/02/2022 – SÃO PAULO – Após três dias de palestras, painéis, exposições e debates técnicos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo concluiu, ontem (10/2), as atividades do 26º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).

O encerramento foi feito pelo Presidente, Conselheiro Dimas Ramalho, com a participação do Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, e dos Diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização Paulo Massaru Sugiura (DSF-I) e Alexandre Teixeira Carsola (DSF-II).

O Conselheiro-Presidente agradeceu a participação dos mais de 700 servidores no 26º CAAPEFIS e destacou a importância do aprimoramento constante do corpo técnico do Tribunal. “É importante nos capacitarmos sempre. Vamos criar condições para que os Agentes da Fiscalização possam adotar a nova metodologia de fiscalização do TCESP, focada na efetividade das políticas públicas”, enfatizou.

Desde terça-feira (8/2), os servidores que atuam na área da fiscalização do TCESP na Capital e nas 20 Unidades Regionais (URs) no interior e no litoral acompanharam as atividades e atualizaram seus conhecimentos acerca das competências e das atribuições da Corte de Contas paulista. Pela segunda vez na história, o evento foi realizado de forma exclusivamente online, em função das medidas adotadas para o controle da pandemia.

. Palestras

No último dia da programação, as palestras versaram sobre temas ligados ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), ao Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal (IEG-Prev) e ao Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em sua fala, o Secretário-Diretor Geral discorreu sobre a responsabilidade de cada servidor do TCESP no desempenho das atividades de controle externo. “É um ano especial, em que os trabalhos da fiscalização estarão voltados ao desempenho do gasto do recurso público, indo além da auditoria operacional. Faço um apelo para que os servidores mergulhem de forma intensa nessa nova filosofia”, disse Sérgio Rossi.