TCESP celebrará 10 anos do IEG-M com a presença do governador


03/10/2025 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vai comemorar os 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador criado pela Corte para medir a eficiência das Prefeituras, no dia 13 de outubro, em cerimônia com a participação do governador Tarcísio de Freitas.

“Tive a felicidade de ser Presidente do TCESP quando o IEG-M foi lançado. Agora tenho a honra de estar novamente à frente do Tribunal para festejar uma década desse indicador que vem contribuindo de maneira tão decisiva para o aprimoramento das gestões públicas”, afirmou a Presidente da Corte, Conselheira Cristiana de Castro Moraes.

“São 10 anos de trabalho incansável para aperfeiçoar uma ferramenta que permitiu não só que aprofundássemos a atividade fiscalizatória, mas também que a qualidade dos serviços públicos prestados à população melhorasse”, declarou o Coordenador do projeto, Conselheiro Sidney Beraldo.

Durante o evento, que reunirá Prefeitos e representantes de Tribunais de Contas, será divulgado o IEG-M de 2025, calculado a partir de informações referentes a 2024.

Os Executivos municipais responsáveis por boas-práticas e com bons desempenhos no indicador também serão homenageados.

“Embora o IEG-M venha motivando a desaprovação de contas de Prefeituras, nosso objetivo principal não é punir ninguém. Queremos apenas que os gestores cumpram as leis e que aproveitem as informações que disponibilizamos para definir políticas públicas, reavaliar prioridades e medir a eficácia daquilo que vem sendo feito. Nada mais justo, portanto, que reconheçamos aqueles que estão se saindo bem”, completou Beraldo.

A cerimônia será realizada na sede do TCESP, na capital paulista, às 10h da manhã. O governador Tarcísio de Freitas já confirmou presença.

. Histórico

Criado em 2015, o IEG-M avalia as gestões municipais nas sete principais áreas da administração pública: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança nas cidades (Defesa Civil) e tecnologia da informação.

O indicador foi reconhecido em 2018 pelo Prêmio Innovare, o principal da área jurídica brasileira, ao ficar entre os dois finalistas na categoria ‘Tribunais’, que reuniu 89 projetos inscritos por Cortes de todo o país.