09/11/2021 – SÃO PAULO – Visando a conscientização acerca da necessidade da prevenção e da detecção precoce do câncer de próstata, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, na sexta-feira (12/11), das 14h30 às 15h30, palestra com o tema ‘Câncer de Próstata e o Novembro Azul’.

O evento, aberto ao público em geral, será transmitido ao vivo pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube, por meio do link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives.

A live terá como palestrante o médico da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) do Tribunal de Contas, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e Mestre em Urologia pela Faculdade de Medicina da USP, Eduardo Arnaldi Simões de Oliveira.

A programação do evento pode ser consultada pelo link https://bit.ly/3nY1GLk. Para participar, não é necessário realizar inscrição. Não haverá emissão de certificados. Mais informações sobre a live, realizada com apoio logístico da EPCP, podem ser obtidas pelo e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br.

. História

A campanha ‘Novembro Azul’ surgiu na Austrália, em 2003, por um grupo de homens que adotaram o uso do bigode para chamar a atenção para a conscientização sobre o câncer de próstata, o que foi intitulado de ‘Movember’. 

No Brasil, o movimento teve início em 2004 pela iniciativa do Instituto Lado a Lado com a Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia, que, assim como o ‘Movember’, visa trazer a conscientização dos homens para a realização do exame de toque.

Novembro foi escolhido como o mês da campanha, uma vez que 17 de novembro é o dia oficial do combate ao câncer de próstata.

. Dados

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a causa da morte de 28,6% dos homens, sendo a segunda doença mais comum, ficando atrás somente do câncer de pele, que mais atinge a saúde masculina. A cada 38 minutos, um homem morre de câncer de próstata e, no Brasil, estimam-se que serão feitos 65.840 diagnósticos para cada ano do triênio 2020-2022.

A doença não apresenta sintomas na fase inicial e, quando os sinais começam a aparecer, a maior parte dos tumores já está em fase avançada, dificultando a cura. Portanto, falar sobre o assunto é disseminar as chances de cura, pois, apesar de o câncer de próstata ser uma doença grave, em grande parte dos casos o diagnóstico precoce permite um tratamento mais assertivo.

Embora seja considerado um câncer da terceira idade, visto que a maior parte dos casos ocorre a partir dos 65 anos, homens a partir de 45 anos que possuem fatores de risco devem consultar um urologista para realizar o exame de toque retal e de sangue, mais conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Com a detecção precoce, as chances de cura aumentam.

Manter uma alimentação saudável, priorizando alimentos naturais, fazer atividade física regular, diminuir o consumo de álcool e não fumar ajudam na prevenção.