01/09/2021 – SÃO PAULO – O curso on-line sobre gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas lançado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), por intermédio da Escola de Engenharia de São Carlos, e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), atraiu 1.488 interessados.

Conforme previsto no regulamento divulgado previamente, 60 candidatos foram selecionados e estão matriculados para a capacitação na modalidade Ensino a Distância (EAD).

Para o preenchimentos das vagas disponíveis, foram priorizados os servidores municipais que, além de terem encaminhado a documentação obrigatória, atendiam aos critérios determinados no regulamento, ou seja, somatória dos pesos atribuídos às notas C ou C+ obtidas no i-Amb –subíndice do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) – do seu município nos últimos cinco anos, nota igual ou inferior a 7 no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), elaborado pela CETESB, e ausência de Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, além da ordem de inscrição.

Os alunos que receberam um e-mail de boas-vindas e as instruções para acesso do conteúdo podem iniciar os estudos a partir de hoje (1/9) e têm até 30/11 para concluir as atividades.

Com o intuito de facilitar o acompanhamento, os organizadores prepararam um cronograma com a disponibilização de um módulo a cada duas semanas, aproximadamente. Dessa forma, o aluno terá tempo suficiente de percorrer todo o material disponível. Há uma ordem sequencial que deve ser obedecida durante o curso, mas o conteúdo pode ser revisto a qualquer momento até o final da capacitação.

Os candidatos que ficaram entre os excedentes terão, futuramente, uma nova oportunidade de realizar o curso. Isso porque será disponibilizada uma nova turma, com conteúdo atualizado e, possivelmente, maior número de vagas.

“Priorizamos nesta primeira turma os municípios mais críticos, seguindo os critérios de seleção estabelecidos na chamada para as inscrições. Assim, em seguida, poderemos abrir outras turmas, sempre com material atualizado, apresentando conceitos teóricos e experiências práticas, aderente às necessidades dos gestores e profissionais atuando nesta temática da gestão dos resíduos sólidos urbanos”, afirma um dos coordenadores do curso e Professor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Tadeu Malheiros.