05/10/2021 – SÃO PAULO – No intuito de conscientizar sobre a necessidade da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, na segunda-feira (18/10), das 14h00 às 15h30, palestra com o tema ‘Outubro Rosa: a prevenção é vida!’.

O evento, aberto ao público em geral, será transmitido ao vivo pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube, por meio do link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives/.

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1977), Doutor em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2000), o Professor Doutor Nilson Roberto de Melo será o responsável pela apresentação da palestra.

A programação do evento pode ser consultada pelo link https://bit.ly/3m0YspG. Para participar, não é necessário realizar inscrição. Não haverá emissão de certificados. Mais informações sobre a live, realizada com apoio logístico da EPCP, podem ser obtidas pelo e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br.

. Dados

Resultante da multiplicação de células anormais da mama – que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos –, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no país, ficando atrás apenas do câncer de pele, e o que causa mais mortes em mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que, em 2021, sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil.

A maior incidência do câncer de mama ocorre em mulheres acima de 50 anos. Mas, apesar de a idade ser considerada um fator de risco, excesso de peso, tabagismo, má alimentação, sedentarismo, consumo de bebidas alcóolicas e histórico familiar de câncer, entre outros, também influenciam no seu desenvolvimento. 

Embora raro, esse tipo de câncer também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.

Nódulo endurecido, fixo e indolor é a principal manifestação da doença. Alterações no mamilo, caroço nas axilas ou no pescoço, saída de líquido de um dos mamilos e pele da mama avermelhada também podem ser sinais do câncer e devem ser investigados. Em caso de alterações é preciso consultar um médico.

Falar sobre o assunto ajuda a disseminar o conhecimento e a detectar a doença precocemente, o que aumenta as chances de cura, uma vez que um em cada três casos pode ser curado se for descoberto logo no início.


. História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

No Brasil, a primeira ação ligada ao movimento ocorreu em 2002, quando o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, na Capital paulista, foi decorado com iluminação rosa, transmitindo a necessidade de voltar a atenção para a prevenção do câncer de mama.