18/05/2021 – SÃO PAULO – Quais mudanças ocorreram na segurança pública e no dia a dia dos policiais durante a pandemia da COVID-19? Houve modificação no perfil das denúncias? E nas investigações? Foi pensando nessas questões que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou o 27º episódio do PodContas, podcast da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP).

O programa, que é voltado à capacitação de gestores e servidores que atuam nos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte, convidou a Delegada de Polícia Civil do Distrito Federal e Professora Laryssa Neves para abordar o tema. “A segurança pública não parou. Em nenhum momento eu tive home office, em nenhum momento eu pude trabalhar em casa”, afirmou.

De acordo com a Delegada, o maior índice de ocorrências no período foi relacionado a crimes de violência contra a mulher, ou seja, feminicídio ou violência psicológica, moral e física. Além disso, Neves comenta que a agressão entre familiares também cresceu, assim como desentendimentos entre vizinhos. 

Na unidade em que a Delegada trabalha, houve diminuição de crimes como roubos e furtos, ao passo que foram maiores as ocorrências de estelionatos pela internet. Em relação às investigações, ela destaca que a unidade do Distrito Federal é uma exceção, pois tem uma taxa de 90% de resolução de homicídios, mas que na maioria das regiões falta apoio do Estado à estrutura policial.

O 27º episódio está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/3bdbqMP), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh) e Apple Podcasts (https://apple.co/3wb0B5i), assim como todos os outros.