Tribunal fará live sobre ferramenta que analisa risco em obras públicas


04/11/2021 – SÃO PAULO – Com o intuito de apresentar as novidades do Sistema FARO (Ferramenta de Análise de Risco de Obras) e esclarecer dúvidas sobre o uso da ferramenta, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizará, na segunda-feira (8/11), das 14h30 às 16h30, evento direcionado aos responsáveis por contratos de obras e de serviços de engenharia que atuam em órgãos fiscalizados pela Corte.

A live será transmitida pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube e poderá ser acompanhada pelo link https://bit.ly/3o0g8To. As atividades são gratuitas e independem de inscrição. 

Durante a capacitação, com o tema ‘Novidades da FARO: prestação de informações e principais dúvidas do piloto’, serão esclarecidos aspectos relacionados ao sistema de prestação de informações e respondidas as principais dúvidas surgidas no teste piloto. Haverá emissão de certificados aos participantes que seguirem as instruções dadas durante a transmissão.

A atividade terá como instrutores os servidores do TCESP Ernesto Hermida Romero, Tedy Marcos Colombini, Marco Antônio Zanon Prince Rodrigues, Reginaldo Tadeu Pedroso, Stanislaw Augustus do Santos Zago e Ricardo Kengi Uchima.

A íntegra da programação pode ser acessada por meio do endereço https://bit.ly/3EMJag1. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br.

. FARO

Desenvolvida pelo TCESP – em conjunto pela Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), pelo Núcleo de Acompanhamento de Execução Contratual (NAEC) e pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) –,  a Ferramenta de Análise de Risco de Obras tem a finalidade de aprimorar a fiscalização dos recursos usados em obras públicas no Estado e nos 644 municípios jurisdicionados à Corte, além de monitorar e apontar possíveis sobrepreços em contratos ajustados com o poder público.

A FARO utiliza sistemas de inteligência e banco de dados para cruzamento de informações, com bases em preços de referência, orçamentos e valores unitários de obras públicas.

A partir da coleta de dados estruturados de planilhas de obras e tabelas de referência do mercado, a ferramenta automatiza as análises com base em sistemas de inteligência e fórmulas científicas.

O sistema veio atender a demanda técnica de auditoria de obras públicas, para automatizar análises de acordo com critérios e parâmetros do NAEC da Corte de Contas paulista.