Presidente da OAB encerra programação da 11ª Semana Jurídica do TCE


07/08/13 - SÃO PAULO - Advogado e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie, o Presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, encerrou, às14h00, os trabalhos da 11ª Semana Jurídica do Tribunal de Cotnas do Estado de São Paulo (TCESP) com a apresentação da palestra "O Advogado e a Administração Pública".
O painel foi conduzido pelo Presidente do Tribunal, Conselheiro Antônio Roque Citadini, e pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Conselheiro Salomão Ribas.
Marcos da Costa fez comparações entre as advocacias pública e privada, destacando a ética como pedra fundamental de ambas. Ao mesmo tempo refutou o mercantilismo existente em outros países, especialmente na Inglaterra, aonde escritórios de advocacia são verdadeiras empresas, inclusive com ações negociadas na Bolsa de Valores.
O palestrante, que participou e coordenou importantes debates nas Comissões de Assuntos do Poder Judiciário e Mista de Assuntos Institucionais, citou o artigo 133 da Constituição Federal, que fala da advocacia como elemento indispensável à execução da Justiça. Ele lembrou que a profissão é essencial para o cumprimento dos princípios e valores republicanos e realçou que qualquer decisão tem muito mais força quando tomada sob a tutela de um advogado.
Curriculo
Eleito para comandar a OAB-SP no triênio 2013/2015, Marcos da Costa é membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), do Conselho Superior de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Autor de estudos e artigos da área jurídica, é palestrante em Cursos e Congressos nacionais e e no exterior, ocupou diversos os cargos de diretoria na Seccional Paulista da OAB, onde foi Vice-Presidente.
Presidiu a Comissão de Tecnologia da Informação da OAB-SP; a Comissão de Informática do Conselho Federal da OAB; e a Comissão Especial da OAB-SP de Negociação do Convênio de Assistência Judiciária com a Defensoria Pública (2007). Na OAB-SP, também foi Diretor do Sistema de Gestão de Qualidade da OAB SP, e Presidente da Primeira e Segunda Câmara Recursal.